Blog Arquiteto

Arquitetura, decoração, design e inspiração

Como Encaixar 24 Cômodos Em Apenas 32 Metros Quadrados

"Gary Chang"

As grandes metrópoles do mundo sofrem hoje com o problema da superpopulação, o que torna a questão da moradia um quebra-cabeças que desafia as leis da física. O espaço para moradia não cresce na mesma proporção que a população. Um dos desafios da arquitetura atual é criar moradias que usem o espaço de uma forma mais eficiente, de forma sustentável.

É em uma dessas metrópoles, Hong Kong, que vive o arquiteto Gary Chang, em um apartamento pequeno de 32 metros quadrados. Chang viveu nesse apartamento desde criança, e depois de comprar o imóvel de seus pais resolveu transformar sua moradia em um espaço para experimentos de aproveitamento de espaço.

Hoje o apartamento tem a capacidade de se reconfigurar em mais de 24 cômodos diferentes, incluindo até mesmo um bar. O segredo está na utilização de paredes deslizantes que permitem que um cômodo seja dobrado e guardado para que outro seja aberto para utilização. Chang afirma que isso é possível porque ele vive sozinho, mas que acredita que seja possível que um casal viva nesse ambiente.

A firma de arquitetura de Gary Chang se especializou em projetos que lidam com melhor aproveitamento do espaço. Para entender um pouco melhor, assista o video abaixo onde o próprio criador nos mostra como funciona seu apartamento:

Via Design Milk